sábado, 7 de setembro de 2013

A luta continua

Neste sábado é comemorado um dos acontecimentos mais importantes da história brasileira: a independência do Brasil. Foi no dia 7 de setembro de 1822 que demos um basta ao domínio português e conquistamos nossa autonomia política. No entanto, nesses quase 200 anos de história, a independência, real e de fato, tem sido construída com muita luta. As manifestações de junho e as de hoje são mais um passo na luta contra todo tipo de dominação.
Foto: http://www.freewords.com.br/
As bisbilhotagem americana no Brasil tornam claros os interesses dominadores que ainda perpassa naquele país sobre os potenciais brasileiros. O fato novo é que vivemos outro momento, em que nossas autoridades em vez de tirar o sapato para entrar em solo estadunidense, exigem retratação e respeito a um país soberano. Bem fez a presidente Dilma ao cancelar a ida da equipe precursora que ia organizar sua viagem àquele país.
As ruas exigem uma reforma política, como bem demonstra as pesquisas de opinião. Esta é uma grande luta para efetivar de fato nossa independência, pois as eleições no Brasil são dominadas por grandes grupos econômicos que em vez de defender interesses locais estão a serviços de grandes corporações, preocupadas em explorar nossas riquezas, como o pré-sal, por exemplo.
É preciso romper com a dependência dos grandes oligopólios dos meios de comunicação. Nossa nação só será de fato livre quando nossa imprensa for realmente livre. Esta luta está no dia-dia das manifestações de rua, exigindo democratização da mídia, pois essa luta é condição imprescindível para uma sociedade mais igualitária.
A luta pela independência tem contagiado os trabalhadores rurais contra o agronegócio, os da cidade por salários mais justos. São as mulheres que se impõem por direitos iguais, o movimento negro contra as discriminações, enfim a luta pela independência continua em pauta.
Esta luta tem avançado substancialmente nas últimas décadas e esta depende, fundamentalmente, das grandes manifestações populares, como as que têm ocorrido nos últimos dias.