No dia 15 de março o ex-senador João Pedro esteve na área destinada ao povo quilombola do município de Barreirinha (AM), para a entrega de certidões da Fundação Palmares à comunidade. A visita também marcou o início dos trabalhos do Incra na região.
O Incra inicia neste mês o relatório técnico de identificação e delimitação do território quilombola que é composto por cinco comunidades: Santa Teresa do Matupiri, Boa Fé, Trindade, São Pedro e Ituquara. É a segunda vez que o Incra realiza esse trabalho no Amazonas. A instituição já havia iniciado o relatório na comunidade Tambor no município de Novo Airão.
"Considero um dia histórico com o reconhecimento pela Fundação Palmares e pelo INCRA do povo quilombola de Barreirinha" afirmou João Pedro. O ex-senador também alerta para a invasão das terras quilombolas: "É preciso proteger as terras quilombolas que sofrem com a invasão de pecuaristas da região, que derrubam a mata a adentram no território do quilombo".
A comunidade preparou um dia inteiro de festividades pela entrega das certidões. A cerimônia que abriu o dia contou com apresentações culturais e torneios esportivos. Entre as atividades culturais, adultos e crianças dançaram e cantaram músicas que representam a cultura do quilombo. Na cerimônia estiveram presentes lideranças das comunidades, representantes da Prefeitura, técnicos do Incra e o vereador do município de Barreirinha, Domingos Sávio.
João Pedro agradeceu a receptividade da comunidade: "Sabemos que o trabalho de interlocução não seria possível sem a presença e voz da D. Amélia, ou Lurdes, como é mais conhecida na região. São vozes como essa que precisam ser reconhecidas pelo Governo."
João Pedro havia se reunido no dia 13 de março com o o presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra, para tratar sobre o reconhecimento do povo quilombola de Barreirinha. O quilombo que se localiza no rio Andirá conta com 300 famílias. Na ocasião o ex-senador convidou o presidente da Fundação para visitar a comunidade e conhecer sua estrutura e organização no final de junho.
Assessoria