Caiçô Pirahã, líder do povo Pirahã, e o vereador Helton Paes, Coordenador Geral da OPITTAMPP participaram de audiência na sede da Fundação Nacional do Índio - FUNAI.
Hoje a representação do povo Pirahã e a OPITTAMPP estiveram em Brasília para reivindicar que as aldeias que ficam localizadas da foz do Rio Maici até a aldeia Poção sejam atendidas pela Coordenação Técnica Local (CTL) Manicoré, jurisdicionada a CR-Manaus. Eles foram recebidos pelos assessores Gustavo Vieira Peixoto Cruz e Neide Martins Siqueira da Assessoria Parlamentar da FUNAI.
A OPITTAMPP é a organização que representa os povos indígenas Torá, Tenharin, Apurinã, Mura, Mundurukú, Parintintin e Pirahã.
![]() |
| Caiçô Pirahã e Helton Paes |
A FUNAI informou por meio de seus assessores que as medidas solicitadas já estão sendo tomadas, uma vez que a necessidade de redistribuição da área já havia sido percebida. A instituição se comprometeu a atender o pleito protocolado. Atualmente o povo Pirahã precisa se locomover ao município de Humaitá para o atendimento institucional dos interesses coletivos, cerca de vinte e quatro (24) horas de viagem de barco. A alteração para o município de Manicoré facilita esse trajeto, totalizando seis (6) horas de viagem para o atendimento dos interesses indígenas.


