Um dos marxistas mais brilhantes que já existiu, Antonio Gramsci, escrevera em certa ocasião que contar a história de um partido é escrever, de forma monográfica, a história de um país. Sem duvida alguma, o Partido dos Trabalhadores (PT) é fato emblemático da assertiva do escritor italiano, pois ao longo da existência deste partido o Brasil passou por grandes transformações que contou ativamente com ação direta desta legenda.
No último domingo, mais um traço desta história foi escrito, com a realização do Processo de Eleição Direta (PED), onde os filiados e filiadas escolheram os próximos dirigentes e as principais teses que serão defendidas nos próximos anos.
O ponto central que une todas as correntes que disputam a direção do PT é a reeleição da Presidenta Dilma. O projeto iniciado com a chegada do partido ao posto máximo do país cria grandes oportunidades para o Brasil avançar nas condições de melhorias do povo brasileiro. Por esta razão, em todas as teses diz que para o Brasil avançar mais ainda é condição imprescindível a reeleição de Dilma.
A experiência do PT tem sido objeto de estudo em grande parte do mundo, seja pela direita como esquerda. Para esta, a importância deste partido no enfrentamento do neoliberalismo tem servido de revigoramento no embate contra as forças capitalistas. Para àquela, o crescimento desta força política é bastante incômoda para os interesses da acumulação do capital. Já houve até quem sugerisse a extinção desta agremiação.
Todo um esforço tem sido feito para derrotar o PT. A Ação Penal 470, chamada pejorativamente de “mensalão”, foi um exemplo claro desta tentativa, no entanto, a cada episódio como esse o partido sai mais fortalecido. A expectativa é que no domingo compareceram mais de hum milhão de filiados em todo Brasil para votar no PED, o que deixará a direita raivosa alucinada.
O PT que foi às urnas nesse domingo é aquele que conta com quase 30% de aceitação popular e que após o processo eleitoral estará revigorado para conduzir a reeleição da Presidenta Dilma.
Publicado em: http://blogs.d24am.com/artigos/2013/11/09/o-pt-e-o-ped/
