segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PT, mais um ano

Nesta semana se Henrique de Souza Filho tivesse vivo faria 70 anos, infelizmente nos deixou de forma precoce. Na próxima segunda-feira, 10, o Partido dos Trabalhadores (PT) fará 34 anos. O que uma coisa tem haver com a outra?. “Tô vendo uma esperança!”, com esta frase Henfil preconizava o surgimento do PT, partido que desde sua origem impulsionou grandes transformações na sociedade brasileira e, neste mais um ano de sua existência, continua uma força atuante em prol de um Brasil melhor.
Os relatos são vários na literatura. Quem esteve no colégio Sion naquele 10 de fevereiro de 1980 conta o tamanho da emoção que foi fundar o PT. Três figuram marcaram simbolicamente o que representava aquele movimento: Mário Pedrosa, um importantíssimo intelectual, trotskista, do Partido Socialista; Sérgio Buarque de Holanda e o Apolônio de Carvalho. Pessoas com 70, 80 anos de idade, que marcaram toda uma tradição de luta política na sociedade brasileira.
A esperança sinalizada por Henfil naquele momento se refletiu nas profundas transformações realizadas por este partido ao longo de sua existência, seja governando em todas as esferas de poder, como, também, nas diversas lutas por liberdades, justiça e direitos humanos. A marca do governo do PT foi a participação popular e assim o fez nas prefeituras, governos estaduais e, nesses últimos 11 anos, no governo central. Esteve na frente de lutas importantíssimas pela democratização do país e políticas públicas que beneficiasse a maioria da população.
Nesse período que está ocupando o Palácio do Planalto, conquistas importantes se efetivaram. Mais de 20 milhões de empregos formais foram criados, o aumento real do rendimento do trabalhador foi significativo e mais de 40 milhões de brasileiros ascenderam socialmente. Indubitavelmente, O PT teve papel preponderante por este Brasil de Hoje.
O escritor italiano Antonio Gramsci escreveu que contar a história de um partido é escrever, de forma monográfica, a história de um país. O PT é exemplo desse dito.
 
 Em D24Am