sábado, 28 de setembro de 2013

O discurso de Dilma

Nessa terça-feira (24) ao abrir a 68ª Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), a Presidenta do Brasil, Dilma Roussef, fez um discurso incisivo contra a espionagem americana sobre diversos países, especialmente o Brasil, mostrando que as novas relações brasileiras com aquele país é completamente diferente daquela que vigorou em outro momento, ao ponto de um diplomata brasileiro ter de tirar o sapato para entrar em território estadunidense.
Ao contrário do que tem declarado setores da oposição brasileira, que insinua que a presidenta cancelou sua ida aos Estados Unidos (EUA) como peça publicitária, o gesto da mandatária do país fica reforçado com seu discurso na Assembleia da ONU, onde condenou de forma veemente o que os americanos costumeiramente tem feito com outros países em termos de violação de direitos internacionais.
Para Dilma Rousseff, espionar um País soberano é uma ação ilegal que não se justifica sob hipótese alguma e, por isso, merece a indignação e o repúdio de amplos setores da opinião pública mundial, em especial do povo brasileiro que não aceita a violação da sua privacidade. A bisbilhotagem americana viola, enormemente, os direitos humanos e civis fundamentais dos cidadãos, afirmou a presidenta.
Foto: G1

O discurso proferido pela presidenta naquele organismo internacional mostra uma fase desta nova conjuntura internacional, onde os países emergentes não aceitam mais ingerências sobre suas soberanias. Nisso Dilma foi bastante enfática: “a soberania de um país não pode firmar-se em detrimento de outra soberania”.  É uma violação inaceitável e inadmissível à soberania brasileira.
Um bom exercício para avaliar a dimensão do que foi cometido pelos Estados Unidos contra o Brasil é fazer a seguinte pergunta: como reagiriam os americanos se a situação foi inversa? Muito provavelmente tomariam medidas punitivas contra nosso país. É justamente o que Dilma está tentando fazer.

Publicado em: http://blogs.d24am.com/artigos/2013/09/28/o-discurso-de-dilma/