sábado, 27 de julho de 2013

Agricultor familiar


Não podíamos deixar passar despercebido o dia 25 de julho, pois nesta data comemorou-se o dia do agricultor familiar. Pouco foi dado atenção para lembrar este trabalhador de enorme importância para o desenvolvimento brasileiro. A data ganha importância devido aos enormes avanços ocorridos nos últimos dez para os trabalhadores que atuam na agricultura familiar.
70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são produzidos na agricultura familiar, uma das razões para homenagear este trabalhador, responsável pela refeição diária de brasileiros e brasileiras. A produção agrícola familiar tem grande importância para regular os preços da economia e, assim, manter a inflação sobre controle como temos percebidos atualmente. Além do que, o agricultor familiar representa 74,4% dos trabalhadores que exercem atividades no campo; 84% dos estabelecimentos rurais e 33% do PIB agropecuário têm origem na agricultura familiar.
Os avanços, em termos de distribuição de renda, nos últimos dez, anos, são inegáveis. Na atividade de agricultura familiar esse crescimento foi de 52%, o que tem um grande significado para a melhoria da vida no campo, como bem atesta indicador produzido pelo Ipea, que atesta 3,7 milhões de pessoas do setor rural ingressaram na classe média.
A melhoria de vida dos trabalhadores da agricultura familiar foi resultado para políticas públicas implementadas nesses últimos dez anos pelos governos Lula e Dilma, tais como ampliação de programas de assistência técnica, de créditos rurais, aperfeiçoamento do Pronaf, Programa de Aquisição de Alimento (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Luz para Todos, entre outros.
Penso que é possível avançar muito mais. Nessa direção, recentemente o governo criou a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para sanar um dos principais gargalos da agricultura familiar.
A importância do agricultor e agricultora familiar para o Brasil é de fundamental importância e não poderia deixar de dedicar este artigo para estes trabalhadores.